Toques de Resistência: Maracatu, Ritmo e Identidade
O que você vai aprender?
O som dos tambores conta histórias! Nesta oficina, os participantes vivenciarão o maracatu, aprendendo seus ritmos, movimentos e a importância dessa expressão cultural na construção de identidade e resistência. A oficina também contempla a construção de alguns instrumentos típicos usados no Maracatu.
Mestres Jota Vianna e Roberta Marangoni

Jota Vianna é arte-educador, percussionista, luthier de tambor e produtor cultural. Coordena o Maracatu Ouro do Congo, que trabalha com a Cultura do Maracatu de Baque Virado, abrangendo a vivencia sociocultural, a construção dos instrumentos e a prática artística. É também articulador e oficineiro do Espaço Cultural CITA, e em outros espaços da cidade de São Paulo, onde já colaborou na realização de diversos eventos, encontros e projetos ligados à cultura Afrodiaspórica. Desde 2009 é integrante da Nação do Maracatu Encanto do Pina, de Recife (PE). Entre 2021 e 2023 atuou como artista orientador de música do Programa Vocacional, da Prefeitura de São Paulo.
Roberta Marangoni é arte educadora, produtora artística e artesã. Apesar de ter se formado em Educação Física, seu caminho profissional tomou uma outra direção após alguns anos trabalhando na rede estadual de ensino. Em 2007 se apaixona pela manifestação tradicional pernambucana, o Maracatu de Baque Virado, e passa a mergulhar na vivência dessa cultura tradicional, com maior ênfase nas linguagens da percussão e dança. Desde 2015 atua como produtora da Mestra Joana Cavalcante e em 2019 recebe o convite da diretora Antonia Mattos a compor o grupo de teatro infantojuvenil Clã do Jabuti como produtora artística. Além disso, divide a coordenação dos grupos Maracatu Ouro do Congo desde a fundação em 2010 e o Maracatu Baque Mulher SP desde 2016. Atua também como uma das gestoras do Espaço Cultural CITA, sede desses coletivos no Campo Limpo, Zona Sul de SP, e como arte educadora de percussão no Programa Fábrica de Cultura de Osasco 4.0 desde 2022.
Onde será realizada a oficina?
Local: Espaço Cultural CITA
Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio
Datas: Segundas, quartas e sextas – 14h às 17h
Início: Ao longo do mês de março, data a ser confirmada
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
As inscrições estarão abertas até 10/03
Poderão se inscrever jovens de 15 à 21 anos residentes no Jardim Ângela e região
!!! ATENÇÃO !!!
No caso de aprendizes menores de 18 anos os pais ou responsáveis legais também devem enviar seus documentos e se responsabilizarem pelo preenchimento correto de todas as informações do aprendiz.
